sexta-feira, 18 de março de 2011

O porquê das diferenças

     Contam qua na carpintaria houve uma vez uma estranha assmbléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.
    O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria qua renunciar. A causa? Fazia demasiado barrulho e , além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para coseguir algo.    Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito àspera no tratamento com os demais, entretanto sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
     Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discursão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: " Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremos-nos em nossos pontos fortes."
   A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limiar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
   Sentiram-se então como os seres humanos. Basta observar e comprovar. quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
    É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.

4 comentários:

  1. É isso aí Milena, é a valorização do outro. Se todos lembrassemos de tratar o outro como gostaríamos de ser tratados, a coisa seria diferente.Fico feliz em ter mais um blog maravilhoso aqui seja bem vinda! Sou sua fã....bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão, Mi!!! Que saibamos encontrar o que de melhor existe nas pessoas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom minha amada irmã! Vc disse a que veio.
    Que Deus abençoe a vc e seu Blog.
    Bjos e...
    O céu é nosso!!!

    Anderson Tomás

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, espero que por atráves de blog possamos evangelizar a todos que precisam.
    bjs no coração.

    ResponderExcluir